Pesquisa Dentaria.com
  Artigos
  Educação e Formação
  Apoio Bibliográfico Gratuito
  Em@il Profissional
  Classificados
  Médicos Dentistas
  Congressos
  Especialidades
  imagens
  Jornais e Revistas
 
 
  1 de Outubro de 2022
  68 Utilizadores online
Utiliza o odontograma do software informático da sua clínica?
  Sim
  Não
   
O Dentaria.com lançou um Fórum aberto a toda a comunidade! Participe nos temas em discussão ou abra novos temas!
 
. Ordem dos Médicos Dentistas

. Tabela de Nomenclatura e Valores Relativos (Tabela de Honorários)

. Decreto de Lei que aprova o regime de licenciamento e de fiscalização das clínicas e dos consultórios dentários, como unidades privadas de saúde

. Simposium Terapêutico Online (MediMedia)



 

Publicidade

O Dentaria.com foi-lhe útil? Contribua com um DONATIVO!



Dicas de materiais dentarios - Intervalo de fusão


Sergio Pietro La Croix
- Mestre em engenharia metalúrgica e de materiais


A interpretação do intervalo de fusão, quando na fundição de uma liga metálica dental, por centrifugação, é que deve-se ultrapassar o maior valor do intervalo indicado, ou seja, acima do ponto de "liquidus". Desse modo, pode-se dizer que entre o intervalo de fusão, toda liga metálica apresenta duas fases distintas, sendo uma fase sólida e outra líquida, simultaneamente.

O intervalo de fusão de uma liga metálica informa os pontos de liquidusesolidus”.  Podem ser vistos na parte do diagrama de equilíbrio binário cobre-níquel, genérico, mostrado na figura abaixo.  O ponto de liquidus(b) é o valor mais alto do intervalo de fusão, e o ponto de solidus(d) ,  o valor mais baixo.  Quando a temperatura da fundição encontra-se acima do ponto de liquidus, toda liga metálica está líquida (a).  Quando no resfriamento, a temperatura atinge o ponto de liquidus (b), inicia a solidificação de uma fração da liga.  Entre os pontos de liquiduse solidus, o processo de solidificação intensifica-se, e uma maior parte da liga é solidificada (ponto c).  Quando temperatura alcança o ponto de solidus(d), uma pequena quantidade da liga ainda encontra-se líquida.  Logo abaixo do ponto de solidus ( ponto e ), obviamente, toda liga está sólida.

Portanto, a interpretação do intervalo de fusão, quando na fundição de uma liga metálica dental, por centrifugação, é que deve-se ultrapassar o maior valor do intervalo indicado, ou seja, acima do ponto de liquidus”. Desse modo, pode-se dizer que entre o intervalo de fusão, toda liga metálica apresenta duas fases distintas, sendo uma fase sólida e outra líquida, simultaneamente.

     




Dentaria.com © 1999 - 2002, Todos os direitos reservados.
Toda a informação apresentada é propriedade do Dentaria.com não podendo ser total ou
parcialmente reproduzida sem a devida autorização. Contacte a equipa Dentaria.com